RETROSPECTIVA | Santa Gertrudes encerra 2020 como referência em serviços de saneamento

RETROSPECTIVA | Santa Gertrudes encerra 2020 como referência em serviços de saneamento

Notícias Jan 12, 2021

12 de Janeiro de 2021

O município de Santa Gertrudes fecha 2020 em destaque no Ranking ABES de Universalização do Saneamento, que avalia o percentual dos municípios brasileiros com acesso aos serviços de saneamento básico, englobando abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, além da administração adequada dos resíduos sólidos. 

O município alcançou a categoria “Rumo à universalização”, de maior pontuação, para município de pequeno e médio porte (até 100 mil habitantes). Santa Gertrudes integra um seleto grupo de municípios que possuem um Plano Municipal de Saneamento Básico e, nos últimos anos, tem conquistado destaque no ranking nacional. 

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, destaca em seu balanço anual que, em dez anos desde a concessão dos serviços de água e esgoto à iniciativa privada, inúmeros avanços foram conquistados, como a garantia de distribuição de água tratada para 100% do município.

Quando o assunto é tratamento de esgoto, as evoluções foram ainda mais significativas. Isso porque quando o contrato de concessão foi firmado, Santa Gertrudes não tratava o esgoto coletado. Hoje, 100% da cidade é atendida com os serviços de coleta, afastamento e tratamento do esgoto doméstico, evitando que de janeiro a novembro de 2020, 1,009 bilhão de litros de esgoto fossem despejados sem tratamento nos rios e córregos da cidade. Os serviços também garantem a revitalização do Ribeirão Claro e das Bacias Hidrográficas do Rio Corumbataí e do Rio Piracicaba.

“Outro fator importante é que o município está dentre um grupo seleto que tem o índice de perdas de água abaixo da média nacional, que é de 38,5%. Em Santa Gertrudes, esse índice é de 25,7%, o que faz com que 237 milhões de litros de água não sejam desperdiçados por ano”, explica Rogério Lima gerente de operações da unidade.

A evolução nos serviços de água e esgoto são frutos de investimentos que já ultrapassam R$ 131 milhões desde o início da concessão. 

2020 EM NÚMEROS

•    Mais de 1.527 atendimentos foram prestados à população, em situações de auxílio a casos de entupimentos, novas ligações, vistorias e orientações. 

•    Neste ano, foram recolhidas 10,5 toneladas de resíduos (lixo) do sistema de esgoto de Santa Gertrudes. Após a remoção do sistema, os resíduos receberam a destinação adequada.

•    3.495 análises laboratoriais foram realizadas durante o ano em um trabalho de monitoramento em dez pontos de rios e córregos da cidade.

•    25.900 metros de redes de esgoto foram limpos preventivamente em 2020, evitando obstruções nas redes de esgoto.

Para a BRK Ambiental - que em razão da Covid-19 também adotou uma série de novas medidas e procedimentos de segurança e prevenção junto aos seus funcionários para garantir a continuidade da prestação do serviço essencial ao município em 2020 – o ano, apesar de desafiador nas áreas social, econômica, científica e outras, também motivou a tornar seus serviços ainda mais reconhecidos durante a pandemia.
“Poucas vezes na história o mundo discutiu tanto sobre saúde e sobre o papel essencial do saneamento básico nesse contexto”, comenta Lima.

O gerente da concessionária conclui: “encerrar esse ano com resultados tão expressivos para o saneamento de Santa Gertrudes demonstra que estamos no caminho certo e que devemos continuar trabalhando para transformar a vida das pessoas pelo saneamento”.